Design Thinking e TRIZ

É possível combinar abordagens diferentes como a da Teoria da Resolução de Problemas Inventivos (TRIZ) e a do Design Thinking? E, sendo possível a combinação, há benefícios em fazê-la? As respostas curtas a essas questões são: sim e sim. Fazer isso será um pouco como combinar o jogos de Xadrez com Go; o primeiro é mais lógico e o segundo, mais intuitivo. Vamos examinar isso em mais detalhes.

TRIZ

A TRIZ é um dos assuntos mais abordados aqui no blog. Resumidamente, trata-se de uma metodologia sistemática, que surgiu a partir da análise de patentes, para resolver problemas. Ela se baseia em princípios e ferramentas para encontrar soluções criativas nos mais diversos domínios. Um produto bastante conhecido e que teve uso intenso de TRIZ no seu desenvolvimento foi a Air Fryer, pela Philips. Mais detalhes podem ser encontrados no vídeo abaixo:

Design Thinking

O Design Thinking (DT) é uma abordagem centrada no ser humano para resolver problemas e inovar. Envolve a busca de empatia com os clientes, geração de ideias criativas, prototipagem e teste para criar e validar soluções que realmente atendam às necessidades dos clientes. É um processo iterativo que enfatiza a colaboração interdisciplinar e a compreensão profunda das pessoas para encontrar soluções inovadoras. Um exemplo muito recente de desenvolvimento com uso do Design Thinking é o Vision Pro, equipamento audiovisual de realidade mista, criado pela Apple.

No desenvolvimento de um produto, o ciclo do Design Thinking poderia ser iniciado com Empatia, com os desenvolvedores colocando-se no lugar dos clientes e procurando entender a fundo as suas dificuldades. Em seguida, a Definição seria feita, com a discussão, entre os desenvolvedores, dos principais desafios e de quais seriam tratados no novo produto. Então, viria a Ideação, com a busca de soluções para os desafios, seguida pela Prototipagem e Teste das soluções. O ciclo seria então repetido, até que uma solução suficientemente refinada fosse alcançada, partindo-se, então, para a implantação do produto na produção.

Vantagens de Combinar TRIZ com Design Thinking

A TRIZ tem um caráter algorítmico, com frequente uso de heurísticas. Por outro lado, o Design Thinking enfatiza muito a empatia, o entendimento profundo das necessidades dos clientes e a geração de ideias mais livre, com uso do brainstorming. Ainda assim, a combinação dessas duas abordagens pode levar a resultados mais inovadores e eficazes, porque:

  • Amplia as possibilidades criativas: a TRIZ fornece um conjunto de princípios e ferramentas que ajudam a identificar soluções criativas para problemas técnicos complexos. Integrar isso com o Design Thinking, que se concentra na empatia e nas necessidades dos usuários, aumenta as chances de inovar, resultando em soluções que são ao mesmo tempo tecnicamente sólidas e centradas no usuário.
  • Fornece uma abordagem sistemática para a inovação: a TRIZ é conhecida por sua abordagem sistemática para formular e resolver problemas. Isso pode ser muito valioso quando surgem desafios técnicos no desenvolvimento de produtos. O Design Thinking complementa essa abordagem, ao manter o foco nas pessoas e nas experiências dos usuários.
  • Aumenta as chances de resolver contradições: a TRIZ oferece métodos específicos para resolver contradições, como melhorar um aspecto do produto sem prejudicar outro. Isso pode ser aplicado durante a fase de desenvolvimento, para encontrar soluções equilibradas.
  • Interações com os clientes: o Design Thinking incentiva a prototipagem rápida e os testes com os usuários. A TRIZ pode ser usada para otimizar os protótipos, ajudando a resolver problemas técnicos à medida que eles surgem.

Como Fazer?

Se posso esperar as vantagens descritas acima, como efetivo o uso conjugado da TRIZ com o Design Thinking nos meus projetos?

  1. Empatia / Entendimento (DT): comece com o Design Thinking, colocando-se no lugar dos clientes, visitando o gemba (onde as coisas acontecem) e entendendo profundamente as necessidades e desejos dos clientes. Isso fornecerá insights valiosos sobre os problemas que precisam ser resolvidos.
  2. Ideação (DT): durante a fase de geração de ideias, use a TRIZ como uma fonte de inspiração. Use as Tendências da Evolução, os Princípios Inventivos, os Princípios de Separação, os Padrões Inventivos, o Algoritmo para a Resolução de Problemas Inventivos (ARIZ) e outras heurísticas para ajudar a gerar soluções criativas para resolver problemas técnicos.
  3. Prototipagem e Teste (DT): à medida que você cria protótipos, aplique a TRIZ para resolver problemas técnicos específicos que surgirão durante o processo de desenvolvimento.
  4. Análise de Contradições (TRIZ): use a TRIZ para identificar e resolver contradições à medida que surgirem. Isso pode envolver a aplicação de heurísticas da TRIZ para encontrar soluções criativas.
  5. Feedback Iterativo (TRIZ e DT): continue a aplicar ambas as abordagens ao longo do ciclo de desenvolvimento. O Design Thinking enfatiza a iteração com os usuários, enquanto a TRIZ fornece orientações para resolver problemas técnicos em constante evolução.
  6. Treinamento e colaboração interdisciplinar: promova a colaboração entre equipes que tenham conhecimento em Design Thinking e TRIZ. Treine os membros da equipe em ambas as metodologias para facilitar uma integração eficaz.

Conclusão

A combinação de TRIZ e Design Thinking pode levar a produtos que sejam não apenas tecnicamente sólidos, mas também altamente relevantes para os clientes – produtos que efetivamente agregam benefícios e valor. Isso resulta em inovação mais significativa, com soluções que atendem às necessidades reais do mercado.


Para conversas sobre inovação, desenvolvimento de produtos e o impacto da tecnologia em nossas vidas, convidamos você a inscrever-se no blog e acompanhar as atualizações regulares.

Como parte do nosso compromisso com a transparência, informamos que este blog participa do Programa de Associados da Amazon, um serviço de afiliados projetado para fornecer um meio para sites ganharem comissões por publicidade e vinculação a produtos da Amazon. Isso significa que, se você fizer uma compra através dos links fornecidos aqui, podemos receber uma comissão, sem custo extra para você. Este é um método para sustentar o blog e nos permite continuar oferecendo conteúdo valioso e recomendações de qualidade. Agradecemos sinceramente seu apoio!

About the author

Engenheiro, professor, empreendedor e autor, Marco de Carvalho atua nas áreas de inovação sistemática, criatividade, desenvolvimento de produtos e gerenciamento de projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *