As Tendências Mercadológicas Estrangeiras Valem no Brasil?

As tendências de consumo têm se tornado um assunto cada vez mais relevante no mundo do marketing e do desenvolvimento de produtos. Como pesquisador e entusiasta da área, sempre fui atraído pela ideia de que ao capturar e entender essas tendências emergentes, podemos não apenas prever, mas efetivamente moldar o futuro do mercado.

Neste contexto, a proposta de explorar e validar essas tendências no mercado brasileiro, particularmente no segmento de eletroportáteis de cozinha, apresentou-se como uma oportunidade única de estudo. Juntamente com minha aluna de pós-graduação, Arisdene S. Santos, busquei desvendar como essas tendências se aplicam e reverberam no comportamento dos consumidores brasileiros.

O Que São Tendências Mercadológicas?

Alguns estudiosos do comportamento do consumidor colecionam tendências, que, defendem eles, traduzem padrões dos consumidores de uma sociedade.

A ideia é interessante: identifica-se uma nova tendência e, especialmente se ela for emergente, pode-se explorá-la para propor novos produtos e serviços com maior potencial de sucesso. É mais ou menos como fazemos com as tendências evolutivas, na TRIZ: procuramos por exemplos de aplicação e, principalmente, imaginamos formas adicionais de concretizar cada tendência. É um caminho para se chegar a novas soluções, tecnologias e produtos.

Por exemplo, uma das tendências, sugeridas pela autora Faith Popcorn, é “Egonomia”, que significa a preferência de muitos consumidores por produtos e serviços personalizados, em detrimento daqueles padronizados. É possível ver inúmeras aplicações disto, de notebooks configuráveis para melhor atender ao usuário ao tuning de veículos. E muitas aplicações ainda podem ser criadas.

A Análise com Foco em Eletroportáteis

Acho fascinante o tema das tendências e, há algum tempo, propus a uma aluna de pós-graduação, a designer Arisdene S. Santos, estudá-lo. Ela topou e produziu, sob minha orientação, uma monografia e, juntos, escrevemos um artigo, que resumo aqui.

O artigo, “Aplicabilidade de tendências do comportamento do consumidor no mercado brasileiro: uma análise enfocada em eletroportáteis de cozinha” foi publicada no Congresso Brasileiro de Gestão do Desenvolvimento de Produtos 2011, em Porto Alegre. Os produtos pesquisados podem ser vistos nas imagens desta postagem.

Lista Unificada de Tendências Mercadológicas

O trabalho procurou tratar duas questões das tendências: primeiro, existe um grande número delas na literatura, com repetições das mesmas ideias entre diferentes autores. Segundo, não há estudos buscando constatar se as mesmas são válidas no mercado brasileiro, já que a maioria dessas informações é obtida de estudiosos estrangeiros.

Inicialmente, foram reunidas as informações sobre as tendências disponíveis na literatura: 32 tendências sócio-econômicas apontadas por Neumann & Linde, para expressar o comportamento atual e futuro dos consumidores alemães; 6 classes de tendências definidas por Kotler; 16 tendências de estilo de vida, propostas por Popcorn de acordo com características e particularidades do consumidor; e 60 tendências sugeridas por Sam Hill.

A partir da grande variedade, foi criada uma lista única, que sintetiza as individuais, eliminando repetições e totalizando 53 tendências. Esta lista foi utilizada, então, para a análise de aplicabilidade, na qual se decidiu, por conveniência, trabalhar com o mercado de eletroportáteis de cozinha.

Resultados

Neste mercado, verificou-se que, dentre as 53 tendências sintetizadas, 16 foram identificadas nos produtos analisados. Em outras palavras, verificou-se um razoável grau de aplicabilidade das tendências no mercado de eletroportáteis de cozinha.

Mesmo para as tendências em que não se identificou correlação, não é possível afirmar que o mesmo ocorra em outras categorias de produtos (outros tipos de eletrodomésticos, vestuário ou alimentos, por exemplo). Assim, abre-se espaço para outros estudos, que permitam conclusões mais definitivas sobre a aplicabilidade das tendências propostas por autores estrangeiros no mercado nacional.

O texto completo do artigo pode ser acessado aqui.

Reflexão Final

Este estudo sobre a aplicabilidade de tendências de comportamento do consumidor no mercado brasileiro, especificamente no setor de eletroportáteis de cozinha, revelou insights significativos. Das 53 tendências identificadas, 16 mostraram-se presentes e relevantes nos produtos analisados, destacando a importância da personalização e inovação em resposta às preferências dos consumidores. Embora nem todas as tendências tenham encontrado uma correlação direta neste mercado específico, o estudo abre caminhos para futuras pesquisas em outras categorias de produtos. Essas descobertas são cruciais para empresas e marqueteiros que visam alinhar suas estratégias e produtos com as expectativas e necessidades em constante mudança dos consumidores brasileiros.


Para mais conversas sobre inovação, desenvolvimento de produtos e o impacto da tecnologia em nossas vidas, convidamos você a inscrever-se no blog e acompanhar as atualizações regulares.

Como parte do nosso compromisso com a transparência, informamos que este blog participa do Programa de Associados da Amazon, um serviço de afiliados projetado para fornecer um meio para sites ganharem comissões por publicidade e vinculação a produtos da Amazon. Isso significa que, se você fizer uma compra através dos links fornecidos aqui, podemos receber uma comissão, sem custo extra para você. Este é um método para sustentar o blog e nos permite continuar oferecendo conteúdo valioso e recomendações de qualidade. Agradecemos sinceramente seu apoio!

About the author

Engenheiro, professor, empreendedor e autor, Marco de Carvalho atua nas áreas de inovação sistemática, criatividade, desenvolvimento de produtos e gerenciamento de projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *