Na linguagem comum, contradições são declarações aparentemente incompatíveis ou opostas. Num debate entre políticos, por exemplo, é muito comum um participante afirmar que outro entrou em contradição.
Nesta postagem, estamos falando de um tipo mais específico de contradição; aquela que, na TRIZ e Inovação Sistemática, se procura formular e solucionar. Na verdade, contradição é um dos conceitos centrais da TRIZ e Inovação Sistemática. As contradições de interesse aqui são as técnicas e físicas.
Contradições Técnicas
As contradições técnicas ocorrem quando há conflitos entre dois parâmetros, ou seja, as tentativas usuais para melhorar um deles pioram outro, ou outros. Num motor, por exemplo, há uma contradição técnica entre potência e peso: ao desenvolver um motor mais potente, se a equipe limitar-se às soluções convencionais, o peso tende a ser aumentado. De modo similar, na asa de uma aeronave, o aumento da resistência mecânica tende a resultar em indesejado aumento de peso.
Para resolver efetivamente uma contradição, é sempre necessário encontrar soluções inventivas, que fujam do convencional. No caso do motor, é possível aumentar a potência sem aumentar o peso. Por exemplo, pode-se melhorar o sistema de alimentação de combustível, mudar as condições de queima para que a mesma seja mais eficiente, usar sobrealimentação (turbocompressor), aumentar a temperatura de trabalho do motor, entre outras possibilidades.
Na asa, o uso de estruturas do tipo colmeia de abelha e/ou materiais compósitos podem permitir uma nova asa mais resistente e até mais leve que a original.
Naturalmente, cada solução, mesmo que resolva a contradição original, trará consigo a piora de algum outro parâmetro, como aumento da complexidade, maior dificuldade de fabricação ou maior custo, por exemplo.
Contradições Físicas
Contradições físicas são os paradoxos propriamente ditos: neste caso, um mesmo parâmetro ou propriedade deve ser alto e baixo, presente e ausente, grande e pequeno. Por exemplo, o pneu de um automóvel precisa ser mole e duro: mole para prover adequada aderência, duro para não desgastar rapidamente. A lâmina de um estilete deveria estar presente e ausente: presente para realizar os cortes necessários, ausente para não ferir ninguém.
Contradições e Evolução dos Sistemas Técnicos
A evolução da tecnologia pode ser entendida como um contínuo processo de identificação e eliminação de contradições. Particularmente, acho isso muito bom, porque garante ocupação contínua para os profissionais capacitados a identificar e solucionar contradições.
As contradições surgem de muitas maneiras. Pode ser como decorrência das mudanças nas necessidades, alterações das condições de trabalho, mudanças em outros sistemas técnicos.
Uma das leis da evolução dos sistemas técnicos, tema desta postagem anterior, é a lei da desigualdade da evolução dos subsistemas. Tal lei indica que, no decorrer da evolução de um produto ou processo, existe uma desigualdade no desenvolvimento das partes. Num dado momento, algumas partes estão mais desenvolvidas e outras, menos desenvolvidas. Um exemplo clássico são os navios, em que o sistema de propulsão evoluiu muito mais do que os sistemas de direção e frenagem. Apenas atualmente surgem meios de direcionamento e frenagem mais eficientes para grandes embarcações. A falta de uniformidade no desenvolvimento dos subsistemas é uma das causas do aparecimento de contradições.
Contradições na Evolução da Roda
A tabela abaixo ilustra problemas e contradições surgidos no decorrer da evolução da roda, os quais foram sendo solucionados com a criação de novos sistemas, os quais, por sua vez, também contem contradições.
A tabela também exemplifica o processo de aumento da idealidade, discutido nesta postagem anterior, porque a resolução de contradições é um dos processos por meio dos quais a idealidade é aumentada.
Sistema Técnico | Problema ou Contradição Solucionada |
Trenó | Força excessiva para arrasto simples das cargas. |
Rolo | Força excessiva para arrasto do trenó. |
A primeira roda de que se tem notícia, de madeira sólida, encaixada de forma solidária no eixo. | Redução da força conseguido com uso de trenós ou rolos, acompanhado, no caso dos rolos, pela inconveniência e falta de portabilidade. |
Roda de madeira com raios. | Aumento da conveniência e da portabilidade, conflitando com peso excessivo, pelo fato de o ST consistir de peças maciças. |
Roda de madeira com raios e banda de rodagem feita de couro, madeira, ferro ou aço. | Redução do peso, sendo o maior inconveniente a pequena durabilidade da banda de rodagem (feita de couro ou madeira);Durabilidade versus baixa aderência ao solo (ferro ou aço). |
Roda de ferro ou aço com raios e banda de rodagem feita de couro, madeira, ferro ou aço. | Peso reduzido x pequena durabilidade da banda de rodagem (couro, madeira);Durabilidade versus baixa aderência ao solo (ferro). |
Roda de aço com raios e banda de rodagem feita de borracha sólida. | Aderência ao solo conflitando com baixa velocidade máxima. |
Roda de aço com raios tensionados e banda de rodagem feita de borracha sólida. | Excesso de peso, excesso de rigidez. |
Roda de aço com raios tensionados e pneu entrelaçado. | Baixa tração, excesso de rigidez, baixa velocidade. |
Roda com disco de aço e pneu entrelaçado. | Pequena manufaturabilidade e baixa resistência mecânica. |
Roda com disco de aço e pneu radial. | Baixa resistência mecânica e atrito interno e aquecimento excessivos. |
Roda com disco de aço e pneu tweel (da marca Michelin). | Baixa manobrabilidade e baixa segurança |
Como Trabalhar com Contradições?
Ok, ficou claro o que são contradições e sua importância. Mas, como formulá-las e resolvê-las?
Os métodos para resolver contradições são:
Para Resolver Contradições Técnicas: Método dos Princípios Inventivos
Neste método, primeiro, a contradição técnica é identificada. Uma forma de fazer isso é estabelecer o objetivo que se deseja alcançar, considerar a solução convencional para tal e identificar que característica é afetada negativamente. Com isso, tem-se a contradição técnica na linguagem do problema.
Em seguida, a contradição técnica na linguagem do problema é convertida em uma contradição entre parâmetros de engenharia. Então, é consultada a matriz de contradições. Nela, são identificados princípios inventivos que, potencialmente, inspirarão ideias que resolverão a contradição.
É possível que, no futuro, façamos uma postagem mais detalhada sobre este método. Entretanto, ele é o mais conhecido e difundido da TRIZ, e aqui, temos procurado explorar outras avenidas deste assunto tão vasto.
Para Resolver Contradições Físicas: Método da Separação
No caso de contradições físicas, também é necessário começar pela formulação da contradição e partir, em seguida, para a resolução, aplicando os princípios de separação. Este método já foi assunto de outras postagens: TRIZ e motores a jato e Conflitos no Gerenciamento de Projetos.
Considerações Finais
A identificação resolução de contradições, sejam técnicas ou físicas, é essencial para o avanço e a inovação em qualquer campo tecnológico. Como discutido, elas atuam como catalisadores para a evolução e o desenvolvimento de sistemas técnicos, levando à criação de soluções mais eficientes e ideais. A TRIZ e Inovação Sistemática oferece uma abordagem estruturada para identificar e resolver essas contradições, transformando desafios em oportunidades de inovação. Ao buscar soluções inventivas que superem as contradições técnicas e físicas, os profissionais podem impulsionar o progresso tecnológico, aumentar a idealidade dos produtos e processos e contribuir para um futuro mais avançado e ecologicamente correto. Reconhecer a importância das contradições e dominar as ferramentas para resolvê-las são competências valiosas para engenheiros, designers e todos os envolvidos no processo de desenvolvimento de produtos e tecnologias.
Para conversas sobre inovação, desenvolvimento de produtos e o impacto da tecnologia em nossas vidas, convidamos você a inscrever-se no blog e acompanhar as atualizações regulares.
Como parte do nosso compromisso com a transparência, informamos que este blog participa do Programa de Associados da Amazon, um serviço de afiliados projetado para fornecer um meio para sites ganharem comissões por publicidade e vinculação a produtos da Amazon. Isso significa que, se você fizer uma compra através dos links fornecidos aqui, podemos receber uma comissão, sem custo extra para você. Este é um método para sustentar o blog e nos permite continuar oferecendo conteúdo valioso e recomendações de qualidade. Agradecemos sinceramente seu apoio!