Na TRIZ, Teoria da Resolução de Problemas Inventivos, sempre se procura utilizar recursos para resolver os problemas. Isso tende a produzir soluções mais simples e baratas, já que os recursos são elementos encontrados na própria situação problemática.
O que são Recursos
Recursos podem ser definidos como sendo quaisquer elementos do sistema sob análise ou das cercanias que ainda não foram utilizados para a execução de funções úteis. Eles podem e devem ser utilizados para solucionar ou contribuir para a solução de um problema.
Um exemplo: o turbocompressor
O rendimento volumétrico de um motor a combustão pode ser aumentado por meio da sobre-alimentação: colocando mais ar dentro do motor, é possível queimar mais combustível a cada ciclo, o que permite um motor mais potente sem aumento significativo de tamanho (cilindrada). Tradicionalmente, eram utilizados compressores (blowers) para realizar a sobre-alimentação de motores, utilizando parte da energia do próprio motor para isso. Um bom exemplo do uso de recursos aconteceu com a invenção do turbocompressor, que transforma parte da energia dos gases de combustão, antes jogada fora, em sobrepressão do ar alimentado.
Outros exemplos
Estes são mais alguns exemplos do uso de recursos:
- Produção de mantas de isolamento térmico para a construção de telhados utilizando embalagens longa vida usadas.
- Sistema de Recuperação de Energia Cinética (SREC) / Kinetic Energy Recovery System (KERS) é um sistema de frenagem que recupera uma parte da energia cinética gerada pela desaceleração, em vez de toda esta se perder na forma de calor.
- Utilização de prendedores de roupa para o fechamento temporário de embalagens de alimentos.
Recursos e Idealidade
A utilização de recursos tende a aproximar o sistema técnico do ideal, ou seja, é uma forma de alcançar a idealidade, conceito tratado nesta outra postagem.
A Mãe Natureza é excelente utilizadora de recursos. Ao contrário do que acontece com boa parte das tecnologias humanas, na Natureza nada se perde e tudo é reaproveitado de alguma forma.
Incentivar a identificação e uso de recursos atualmente disponíveis é, portanto, uma ótima maneira de contribuir para o desenvolvimento de produtos e processos menos agressivos ao meio ambiente e uma das mais utilizadas na TRIZ e Inovação Sistemática.
Na figura abaixo, está mais um exemplo do uso de recursos.
É uma brincadeira, não estamos fomentando a exploração do trabalho infantil!!
Gracinhas à parte, a seguir abordaremos uma ferramenta para utilizar o conceito de recursos na prática.
Matriz para levantamento de recursos
Uma matriz como a mostrada abaixo é bastante útil para realizar o levantamento sistemático de recursos numa situação de compreensão e resolução de problemas.
Por vezes, a simples identificação de recursos já é suficiente para resolver um problema. Em outras ocasiões, pode ser necessário aplicar outras ferramentas da TRIZ.
Uma utilidade adicional do levantamento de recursos é contribuir para identificar a causa de um problema. Nesses casos, a matriz pode ser utilizada para identificar que recursos ou combinação deles estava presente e, portanto, pode ter possibilitado ou facilitado a ocorrência de uma falha, acidente ou mesmo de um crime.
Para conversas sobre inovação, desenvolvimento de produtos e o impacto da tecnologia em nossas vidas, convidamos você a inscrever-se no blog e acompanhar as atualizações regulares.
Como parte do nosso compromisso com a transparência, informamos que este blog participa do Programa de Associados da Amazon, um serviço de afiliados projetado para fornecer um meio para sites ganharem comissões por publicidade e vinculação a produtos da Amazon. Isso significa que, se você fizer uma compra através dos links fornecidos aqui, podemos receber uma comissão, sem custo extra para você. Este é um método para sustentar o blog e nos permite continuar oferecendo conteúdo valioso e recomendações de qualidade. Agradecemos sinceramente seu apoio!