“Que livros você indica para quem quer aprender TRIZ?” é uma pergunta que ouço com certa frequência. É uma pergunta bastante apropriada, considerando-se a grande quantidade de livros disponíveis sobre o assunto e a necessidade, especialmente para quem está começando a aprender, de acessar apenas as melhores fontes.
Para este primeiro post sobre livros de TRIZ, decidi começar com os livros do criador da TRIZ, G. S. Altshuller. Além de clássicos, são leituras agradáveis, porque Altshuller era um ótimo escritor.
And Suddenly the Inventor Appeared (E de Repente Surgiu o Inventor)
Disponível como livro físico ou e-book. Excelente. Simples e curto, sem ambições técnicas, foi escrito para despertar o interesse de jovens estudantes no tema da inventividade – e o faz com eficácia, transmitindo a paixão que o autor nutria pelo assunto. É um livro inspirador e que já traz algumas heurísticas muito úteis. Porém, não foi um livro escrito com a pretensão de ser um manual completo de TRIZ.
Innovation Algorithm (Algoritmo da Inovação)
Este livro foi publicado originalmente em 1973 (ano da edição russa original). É técnico, mas, nem por isso, uma leitura desinteressante. Foi bem traduzido e é bastante útil. Trata dos níveis inventivos, inércia psicológica e formas de lidar com ela, ARIZ-71, princípios inventivos e matriz de contradições e tendências da evolução dos sistemas técnicos. Sua desvantagem é a desatualização, por apresentar o status da TRIZ dos anos 70, com o ARIZ-71 (Algoritmo para a Solução Inventiva de Problemas versão de 1971).
40 Principles (40 Princípios)
Publicado originalmente em 1974, aborda, como o título informa, os 40 Princípios Inventivos, com ilustrações bem humoradas e exemplos de uso. É bastante útil, considerando-se que mais de 80% das pessoas que usam TRIZ limitam-se aos Princípios Inventivos. A desvantagem é a mesma de Innovation Algorithm – certa desatualização.
Creativity as an Exact Science (Criatividade Como Ciência Exata)
Publicado em 1984, apresenta o status quase final da chamada TRIZ clássica (a TRIZ desenvolvida sob a liderança de Altshuller). Inclui as leis da evolução dos sistemas técnicos, a Análise Su-Campo, a versão final do ARIZ (ARIZ-85). O grande problema com este livro é que foi, segundo piadinha que circulou na comunidade de TRIZ, transcrito do cirílico para o inglês; em outras palavras, foi pessimamente traduzido. O resultado é que a leitura não flui facilmente.
Aqui cabe um comentário sobre o ARIZ. O ARIZ-71 ainda incluía os princípios inventivos e a matriz de contradições, o que não acontece com o ARIZ-85. Isso mesmo: aquilo que ficou mais famoso e que alguns entendem como sendo tudo que há sobre TRIZ foi retirado, por Altshuller, do que ele considerou seu legado final e que foi publicado em seus últimos livros. Particularmente, considero que os Princípios Inventivos e a Matriz de Contradições têm sua utilidade para a resolução de problemas; porém, há técnicas melhores na TRIZ e está errada a atitude daqueles que se propõem a ensinar TRIZ e abordam apenas essa ferramenta.
Tools of Classical TRIZ
Este livro, infelizmente esgotado, cumpre o que o título promete: traz as ferramentas da TRIZ clássica. É uma ótima referência para o uso das ferramentas. Inclui os Princípios Inventivos, os Padrões Inventivos e o ARIZ-85. É parte de um livro maior, publicado originalmente em russo em 1989, por Altshuller, Zlotin, Zusman e Philatov.
Encontrar uma Ideia
Este é o livro no qual a TRIZ é exposta de forma mais completa. Também é é a primeira obra de Altshuller traduzida para o português. Para quem já teve alguma exposição à TRIZ, este livro vai muito além dos 40 Princípios Inventivos e aborda a TRIZ completa. Todas as teses são ilustradas por uma grande variedade de exemplos e estudos de problemas.
Além da TRIZ, o livro também aborda o DIC (Desenvolvimento da Imaginação Criativa), essencial para a adequada aplicação da TRIZ e a TDPC (Teoria do Desenvolvimento da Personalidade Criativa).
Encontrar uma Ideia foi publicado em 1986 em russo. Fizemos um trabalho recente de tradução e o livro pode ser encontrado em português, em formato físico ou e-book.
Em outra postagem, abordamos outras obras, algumas mais e outras menos fiéis à TRIZ Clássica.
Para conversas sobre inovação, desenvolvimento de produtos, o impacto da tecnologia em nossas vidas e, ocasionalmente, discussões sobre outros temas, convidamos você a inscrever-se no blog e acompanhar as atualizações regulares.
Como parte do nosso compromisso com a transparência, informamos que este blog participa do Programa de Associados da Amazon, um serviço de afiliados projetado para fornecer um meio para sites ganharem comissões por publicidade e vinculação a produtos da Amazon. Isso significa que, se você fizer uma compra através dos links fornecidos aqui, podemos receber uma comissão, sem custo extra para você. Este é um método para sustentar o blog e nos permite continuar oferecendo conteúdo valioso e recomendações de qualidade. Agradecemos sinceramente seu apoio!