Nesta postagem, vou continuar respondendo a uma questão que ouço com certa frequência: que livros você recomenda para quem quer aprender TRIZ e Inovação Sistemática?
Comecei sugerindo livros de Altshuller, numa postagem anterior. Agora, vamos tratar dos livros de outros autores.
TRIZ – The Right Solution at The Right Time
Este livro, de Yuri Salamatov (1999) é altamente recomendado. Infelizmente, parece estar esgotado, mas, pode-se tentar conseguir cópias usadas. É um livro bastante completo, prático e aborda não apenas a TRIZ clássica, mas, também, conceitos da Teoria do Desenvolvimento da Personalidade Criativa (TDPC), assunto ao qual Altshuller dedicou sua energia nos anos finais de sua carreira. Traz exemplos de diversas áreas, inclusive de fora da engenharia, onde se originou a TRIZ, e foi escrito num estilo que torna a leitura muito agradável.
Engineering of Creativity
Este é um dos livros acadêmicos mais completos sobre TRIZ. Foi publicado em 2000, por meu primeiro professor de TRIZ, Semyon D. Savransky. Embora o termo apareça no título, não se trata de uma introdução. O autor não se ateve apenas aos conceitos e ferramentas da TRIZ clássica (a TRIZ desenvolvida sob a liderança de Altshuller). Os resultados das pesquisas de muitos outros autores que contribuíram para a evolução da TRIZ e Inovação Sistemática ao seu estágio moderno foram incluídos.
Simplified TRIZ
Este é um livro muito prático, por Ellen Domb e Kalevi Rantanen (2002). Contém templates e exemplos, tendo sido escrito para possibilitar o uso das ferramentas diretamente a partir da sua leitura. Não que outros livros de TRIZ não possibilitem isso, mas, este procura facilitar o processo. Também trata da integração da TRIZ com outras metodologias e conceitos, como Six Sigma, Lean, QFD e outros.
Inventive Thinking Through TRIZ
Este livro, de Michael Orloff, publicado em 2006, provou-se uma ótima adição à minha biblioteca. Trata-se de um dos melhores livros acadêmicos sobre TRIZ disponíveis. É completo, prático e traz exemplos novos. Uma das falhas em muitos livros e artigos sobre o tema é a repetição dos exemplos clássicos de Altshuller à exaustão. Como Simplified TRIZ, propõe-se a ser um manual para aprendizado e aplicação da TRIZ.
Bem, essas foram as minhas indicações. Num post futuro, pretendo abordar aqueles que considero os melhores livros do que vem sendo chamado Inovação Sistemática: livros onde se procura expandir a TRIZ para além da engenharia, onde nasceu, e adaptá-la ou associá-la a outras metodologias e ferramentas de invenção, criatividade, resolução de problemas e inovação.
Para conversas sobre inovação, desenvolvimento de produtos e o impacto da tecnologia em nossas vidas, convidamos você a inscrever-se no blog e acompanhar as atualizações regulares.
Como parte do nosso compromisso com a transparência, informamos que este blog participa do Programa de Associados da Amazon, um serviço de afiliados projetado para fornecer um meio para sites ganharem comissões por publicidade e vinculação a produtos da Amazon. Isso significa que, se você fizer uma compra através dos links fornecidos aqui, podemos receber uma comissão, sem custo extra para você. Este é um método para sustentar o blog e nos permite continuar oferecendo conteúdo valioso e recomendações de qualidade. Agradecemos sinceramente seu apoio!