Independente de ideologias, é evidente que o sistema econômico atual é cruel e representa um dos maiores empecilhos à felicidade da grande maioria dos cerca de 8 bilhões de seres humanos.
A Concentração da Riqueza
A pirâmide abaixo, de um relatório do Banco Credit Suisse, demonstra bem isso. O sistema econômico que prevalece no mundo canaliza cada vez mais recursos para poucos.
Por que acontece tamanha concentração de riqueza? Você consegue imaginar o mesmo acontecendo numa família? Digamos que, numa família de seis pessoas (pai, mãe e quatro filhos), o pai e a mãe deixariam um dos filhos ficar com quase tudo em casa e os demais sem nada? Usualmente, não é feito assim. Então, por que deixamos isso acontecer na grande família humana?
A “Mão Invisível”
Em A Riqueza das Nações, Adam Smith colocou a situação dessa forma: cada um deve buscar o melhor para si, e uma “mão invisível” ajusta tudo. Para Smith, a mão invisível é uma força de equilíbrio que, num mercado livre, leva a um uso eficiente dos recursos disponíveis.
Isso funciona na Natureza, porque ocorre o equilíbrio ecológico. Predadores, como os leões, buscam diariamente seu alimento. Há alimento para todos, e a Mãe Natureza regula os excessos. Se a população de presas cresce demais, aumenta o número de predadores. Mais tarde, se a quantidade de predadores aumenta muito, começa a faltar comida e o número declina.
Entre os humanos, porém, há uma questão interessante. Um desequilíbrio. A causa é a busca por poder? Ganância? Vaidade? Ser (ou parecer ser) melhor do que os outros? Seja como for, certos humanos são hiperpredadores. Acúmulos de milhões de dólares já são muito comuns. Fortunas de bilhões também estão ficando frequentes. De acordo com as previsões, em 2024, teremos o primeiro trilionário – Elon Musk. Isso sem falar nas fortunas nas mãos de certas dinastias, que jamais são noticiadas, mas, suspeita-se deixarem Elon Musk muito para trás.
Socialismo é um Esquema de Pirâmide Ainda Mais Perverso
O individualismo não funciona para a maioria. Porém, sabemos que o socialismo também não é a resposta. O socialismo cria pirâmides ainda mais cruéis do que a mostrada pelo Credit Suisse, na figura acima. Coloca todo mundo na miséria e apenas o líder e seu grupo de apoiadores no topo.
Um Novo Sistema: O Equilíbrio de Nash
John Nash foi um matemático, que contribuiu significativamente para a teoria dos jogos e a economia. Uma de suas principais idéias, que lhe rendeu o Prêmio Nobel da Economia de 1994, foi o “Equilíbrio de Nash”. É uma contribuição de Nash para a Teoria dos Jogos. Ele demonstrou que, em um jogo com múltiplos jogadores, cada jogador pode obter o melhor resultado ao escolher uma estratégia que leva em consideração as escolhas dos outros jogadores. As escolhas individuais podem influenciar o comportamento geral e estratégias de cooperação tendem a ser mais benéficas.
Um cena do excelente filme Uma Mente Brilhante, do Diretor Ron Howard e com Russell Crowe no papel de John Nash, ilustra o Equilíbrio de Nash:
Uma economia que não se baseasse em Adam Smith, mas, em John Nash, tenderia a ser uma muito menos competitiva e mais colaborativa. Uma economia onde muitos mais poderiam prosperar. Mais talentos teriam a possibilidade de se desenvolver. Um futuro ao estilo Jornada nas Estrelas passaria a ser possível.
Outro dos grandes motivos para a atual miséria é a forma como o sistema financeiro está estruturado. Mas isso é (talvez) assunto para uma postagem futura.