O ano que passou foi de muito esforço e também de bons resultados.
Em conjunto com a equipe envolvida na UTFPR, finalizei a oitava e viabilizei a nona turma do Curso de Especialização em Gestão do Desenvolvimento de Produtos.
Ainda na área de treinamento e consultoria, atuei em vários projetos em desenvolvimento de produtos, gerenciamento de projetos e, principalmente, TRIZ e Inovação Sistemática.
O foco foi grande em publicações, pelas quais nós professores universitários somos muito cobrados: tive meu segundo livro publicado, dois papers aceitos em periódicos qualificados e outros quatro em congressos. Além disso, há publicações engatilhadas para 2012, que divulgarei aqui no blog nos momentos oportunos.
O ano passado também trouxe avanços na realização de uma ideia que há tempos eu queria ver materializada: um jogo de gerenciamento de projetos, que foi desenvolvido pela Luciana Basso e por mim, registrado e, em breve, pretendemos ver em uso nas salas de aula.
Além de bons resultados profissionais, 2011 também foi um ano de evolução no meu desempenho tenístico. Após um período de baixa em 2010, com a atenção muito voltada para o trabalho e para cuidar do nenê, voltei a treinar e jogar com maior intensidade. Joguei 6 torneios. Comecei o ano apanhando, mas, depois, fui evoluindo, tendo sido finalista em um deles e campeão em outro.
2011 foi um ano de esforço redobrado para meditar com regularidade (eu pratico a técnica da Meditação Transcendental), o que contribuiu muito para manter boa saúde. Além disso, próximo do final do ano, comecei a praticar pilates, o que já percebi que irá me ajudar muito a ter força com flexibilidade e evitar lesões.
Neste exercício de estratégia pessoal, vejo que tenho muito a agradecer por 2011. Foi um ano de desafios, de realizações e, principalmente, de muita ação e aprendizado.
Meus estudos e leituras tem me levado a entender que estamos passando, como humanidade, por uma transição importante. As crises econômicas mundiais de 2008 e a atual são sintomas disso.
Espero que possamos, em 2012, focar nosso talento e criatividade nos problemas que realmente merecem ser resolvidos e caminhar aceleradamente rumo a um mundo de paz, amor, conhecimento, saúde e sucesso para todos.